Ao jornal O Globo, Marcus D´Elia, sócio da Leggio Consultoria, explicou que caso a Petrobras assumisse a distribuição de diesel diretamente a grandes consumidores, teria custos logísticos de transporte e operação similares aos das distribuidoras e precisaria ser remunerada por isso. Diante disso, o impacto da estatal vender combustíveis diretamente aos consumidores seria significativamente reduzido.
De acordo com o especialista, a regulação da ANP estabelece papéis e responsabilidades para os diferentes agentes. Com isso, o fornecimento direto ocorre apenas mediante autorização e para o uso em programas de teste e desenvolvimento de produtos, como o acordo recente com a Vale e outras empresas do setor automobilístico para receber e testar o diesel R5.
Para entender melhor este debate, acesse o site do jornal e leia a matéria completa: https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2025/02/19/petrobras-pode-vender-combustivel-diretamente-ao-consumidor-como-quer-lula-especialistas-respondem.ghtml

Opmerkingen